Tema 2021

Desde 2020 o Conselho Diretor do GEEC decidiu escolher um tema anual, acompanhado com um objetivo e com um ‘slogan’ (expressão concisa, fácil de lembrar, utilizada em campanhas políticas, de publicidade, de propaganda, para lançar um produto, marca etc.)  que pudesse unir seus institutos, setores, projetos, programas, funcionários, voluntários, parceiros, clientes e público atendido. Devido a polarização político ideológica agravada no Brasil e no mundo e as restrições sociais provocada pela pandemia e suas variadas implicações na economia e na saúde, assim como a popularização das mídias sociais e simultaneamente uma divulgação em massa de mentiras virtuais chamadas de “fake-news” o GEEC decidiu escolher a área de comunicação, com o tema: Comunicação ética e efetiva.

 

Tema do ano de 2021:  Comunicação ética e efetiva

 

Objetivo do Ano 2021: Realizar uma comunicação ética e efetiva em todos os canais para todos os públicos internos do GEEC e externos, de Divinópolis e Região, em vários níveis de profundidade, com conteúdo significante, em todas as áreas essenciais, para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e espiritual em um tempo de pandemia e de (des)informações de ideologias políticas, mercadológicas e pseudo-científicas.

 

Slogan 2021: Comunicação ética, base da educação e da cidadania. 

 

Comunicação Ética: A comunicação ética deve ser imparcial, não agressiva, respeitosa, sem intensões escondidas ou subliminares, no caso especial do GEEC não deve assumir posições político-partidárias, religiosas ou filosóficas de uma determinada corrente. A posição do GEEC deve ser coerente com a metodologia Científica e com a teoria aceita pela Ciência. Para tal, em 2021 o GEEC deve elaborar uma carta de princípios da comunicação geequiana.

 

Níveis de Profundidade: Complexidade da informação que implica na quantidade de texto ou de minutos em vídeo/áudio de acordo com o público alvo e de acordo com a intenção da publicação.

1.    NORMAL OU BAIXA:  A maioria das comunicações realizadas estarão neste nível, pois é aquela que é visualizada pela maioria das pessoas. Ela serve para informar uma notícia, um evento ou um fato.  Deve ser curta, direta e em linguagem jornalista, clara e objetiva. Geralmente constitui-se de uma foto, um título, um cabeçalho chamativo (head-line) e um texto curto que não deve passar de três parágrafos curtos. Caso a publicação tenha áudio ou vídeo, o mesmo não deve passar de um minuto. É possível que esta publicação tenha um link para uma outra publicação de nível de profundidade média ou alta para aqueles que quiserem se aprofundar no tema.

 

2.    REFLEXIVA OU MÉDIA: Neste nível se exige um pouco mais de tempo e reflexão do leitor. Geralmente a notícia, evento ou fato do nível baixo é acrescido de reflexões sobre consequências e causas do mesmo. Aprofunda-se no assunto e se busca dar subsídios para uma formação de opinião sobre o mesmo. Apresenta-se considerações sociológicas, políticas, filosóficas e outras sobre o assunto. Os textos não são tão curtos, transformam-se em artigos, manifestam sem dúvida a opinião de quem o escreveu, mas que devem obedecer aos princípios éticos da comunicação do GEEC, e devem visar o desenvolvimento humano, social, espiritual, ambiental e econômico conforme objetivos institucionais. No caso de conter áudios e vídeos podem ter mais de 1 minuto.

 

3.    EDUCATIVA OU ALTA: Finalmente o nível educativo é o nível mais alto de profundidade e visa a educação do ser humano de forma integral, não se resume apenas em informações sobre fatos, notícias e eventos. Constituem-se de artigos filosóficos e científicos, palestras e cursos. São na verdade meios para que GEEC cumpra os objetivos pelos quais ele foi criado.

Áreas essenciais: São as áreas de atuação do GEEC e especialmente do sistema de comunicação do GEEC, são essenciais para o desenvolvimento humano, social, espiritual, ambiental e econômico:

1.    ARTES – IPAC - 

2.    CIÊNCIA – IEEP -

3.    CULTURA – TODOS - IPAC

4.    ECONOMIA – ADS - 

5.    EDUCAÇÃO – TODOS – ETEC -

6.    EMPREENDEDORISMO – ADS - 

7.    ESPIRITUALIDADE – IEEP - 

8.    ESPORTE – IAFLA -

9.    MEIO AMBIENTE – IAAC -

10.                   SAÚDE – ISTS -

11.                   SOCIAL – TODOS – IDHAS - 

12.                   TECNOLOGIA – CITEC – 

 

Era da pós-verdade: (Justificativa)

No início do século XXI, fui apresentado a palavra inverdade pelos nobres deputados do PSDB(Partido Democrata Social do Brasil), antes só conhecia falsidade e mentira, sendo a segunda intencional e carregada de conteúdo moral, ou no caso, imoral. “O nobre deputado está dizendo uma inverdade”, seria uma tentativa de dissimular a afirmativa que o deputado estava mentindo, logo era mentiroso? Na era de Trump e Bolsonaro ouvi pela primeira vez o conceito de pós-verdade, assustei-me; haveria alguma coisa além da verdade? 

Minha primeira reflexão é que seria mais um neologismo para esconder a força dos conceitos contidos na palavra “mentira” e “falsidade” inventada pelos dissimulados, mas era muito mais que isto.

Desde do século XIX já conhecíamos a expressão “quarto poder”, referindo-se a imprensa que deveria em tese servir de guardião dos propósitos dos cidadãos contra os abusos dos outros poderes, executivo, legislativo e judiciário. 

O poder da imprensa só aumentou no século XX explodindo com a criação da internet e das redes sociais digitais, permitindo que qualquer um disseminasse qualquer tipo de informação, seja falsa, verdade ou mentira. Quando o ganho econômico de cada publicação foi vinculado ao número de visualizações a regra era quanto mais polêmico, chocante, anormal melhor pois mais acessos e dinheiro produziria.

Segundo The Washington Post[1], Trump disse mais de vinte mil “declarações falsas ou enganosas” em 1200 dias.  As “verdades alternativas” defendidas por ele é uma tentativa de destruir o conceito de verdade. Da mesma forma que tentaram os relativistas, tentando subjetivar tudo, inclusive a ciência e os fatos, a matemática, o certo e o errado. Eles deram os fundamentos para que surgissem entre nós a nova barbárie, termo criado por Adorno para descrever as atrocidades realizada pelos nazistas durante a segunda grande guerra.

Se a Justiça se confunde com a Injustiça, se não é verdade que a primeira é melhor que a segunda, que paz é melhor que a guerra, que a não violência e melhor que a violência, que a vida é um valor superior a todos os outros, o que nos resta? 

 - É contra a dissimulação destes conceitos relativistas;

-  A favor da “Ciência”, que nos permite a melhor versão da verdade, mesmo que provisória;

- Utilizando-se da Ética, como critério de razoabilidade universal;

- Com respeito e alteridade com relação a etnias, gêneros e crenças;

Que o GEEC propõe em 2021, orientada pelos seus valores e princípios fundamentais realizar realizar uma comunicação ética e efetiva em todos os canais para todos os públicos internos do GEEC e externos, de Divinópolis e Região, em vários níveis de profundidade, com conteúdos significantes, em todas as áreas essenciais, para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e espiritual em um tempo de pandemia e de (des)informações de ideologias políticas, mercadológicas e pseudo-científicas.

Princípios da comunicação Geequiana

1.    Primazia pela Ética e pela Ciência;

2.    Imparcialidade, porém, com a expressão da opinião institucional, quando for o caso, de forma aberta e franca;

3.    Comunicação de qualidade, não-agressiva, com respeito e alteridade com relação a etnias, crenças, gênero e político partidário;

4.    Veracidade e confiabilidade com escolha criteriosa, fidelidade e citações das fontes;

5.    Integridade e integralidade da informação, buscando a não omissão de fatos relevantes, mostrando teses a favor e contra;

6.    Transparência quantos aos objetivos comunicacionais, sem intensões ocultas ou sugestões subliminares;

7.    Transformação da informação em conhecimento visando a educação e a formação ética e cidadã;

8.    O Objetivo da comunicação geequiana além de informar é formar, é incentivar o desenvolvimento sustentável humano, social, espiritual, ambiental e econômico.

9.    Polidez, evitando termos chulos, palavrões e expressões vulgares;

10.         Linguagem jornalística, buscando simplicidade e clareza;

11.         Respeito as normas da língua portuguesa;

12.         Colaboradores e comentaristas poderão expressar suas opiniões sem censura, desde que respeite esta carta de princípios e que fique claro e bem reação que esta opinião não é a opinião do GEEC

13.         Visibilidade e fortalecimento da marca, com zelo pela identidade visual e da entidade que elas representam


 
[1] Disponível em <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/07/13/trump-ja-deu-20-mil-declaracoes-falsas-ou-enganosas-aponta-levantamento.htm> acessado em 16/20/2021