Projeto Destino Certo completa um ano com resultados positivos em Divinópolis

Meio Ambiente 21/11/2018 01:00

O projeto consiste no funcionamento de um container como ponto de coleta de material eletroeletrônico, posteriormente encaminhado a uma empresa de reciclagem certificada, que dará o destino ambientalmente correto àqueles resíduos.

Desde dezembro de 2017, o Projeto Destino Certo, desenvolvido pelo GEEC, visa promover conscientização e educação ambiental assim como reduzir a quantidade de material eletroeletrônico disposto de forma incorreta no meio ambiente. Próximo de completar um ano de atividade já apresenta resultados bastante significativos, como o recolhimento de, aproximadamente, 10 Toneladas e meia (10500 Kg) de resíduos que seriam destinados ao aterro controlado ou dispensados de forma inapropriada no meio ambiente, com risco potencial de contaminação da flora, fauna e do lençol freático.

A parceria com a empresa Plano Ambiental e o patrocínio fundamental da Diocese de Divinópolis/ MG tem possibilitado a nossa cidade a existência de uma opção até então inexistente: um ecoponto único, em local público, destinado ao recebimento daquele tipo de material. Desse modo garante-se que o lixo  receberá um encaminhamento e tratamento seguro e correto sob a ótica ambiental, contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida de toda a população do município e região.

Segundo Adriano Parreira, biólogo, mestre e doutor em Microbiologia, docente e técnico Universitário, coordenador do Instituto Ambiental Ação e Consciência (IAAC) do GEEC, o projeto apresenta-se de grande relevância para a preservação da qualidade do meio ambiente da cidade e região, sobretudo considerando-se que, além dele, não existe na Região Centro-Oeste de Minas Gerais iniciativa de natureza semelhante, tampouco no município de Divinópolis. “Os resíduos eletroeletrônicos apresentam algumas particularidades que o tornam material que merece tratamento especial, sobretudo no momento do descarte, a exemplo dos metais pesados presentes em tubos de televisores, alguns circuitos e placas eletrônicas, que podem contaminar o solo, o lençol freático e, por conseguinte, os cursos dágua, podendo trazer sérios problemas de saúde para a população”-comentou Adriano Parreira.

O Destino Certo oferece a opção de um ponto de coleta, container, localizado em frente à sede do GEEC, na rua Vinte e Um de Abril, nº 1590 - Santa Clara, podendo receber quaisquer tipos de aparelhos eletroeletrônicos, exceto pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e geladeiras.