O GEEC – Grupo de Educação, Ética e Cidadania – é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve diversos projetos culturais, educacionais, científicos, esportivos, ambientais, de saúde e de assistência social, visando a promoção da educação, da ética, da cidadania, da paz, dos direitos humanos, da democracia, da alteridade e de outros valores. Atua em Divinópolis e região desde 2003.

Parceria é palavra chave para nós, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor e mais justo é responsabilidade de todos. Assim, atuamos em contato com diversos setores da sociedade e contamos com o apoio de instituições públicas e privadas, ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários.

Entre os muitos projetos desenvolvidos pelo GEEC, destacam-se aqueles voltados para a capacitação profissional e geração de emprego e renda, como os cursos do GEEC FormAção, focados na inclusão digital e qualificação para o mercado de trabalho e o Programa Inclusão Aprendiz (que qualifica e encaminha jovens a o emprego em empresas parceiras).

Outro foco importante dos trabalhos do GEEC é a promoção cultural, através de estímulo ao aprendizado de artes, apoio à realização de eventos culturais e, principalmente, do incentivo à prática da leitura, com o Clube do Livro, Livraria, Editora e Biblioteca aberta ao público.

O GEEC tem uma preocupação especial com os jovens e adolescentes das camadas menos favorecidas da sociedade, por se tratar de público vulnerável aos problemas sociais mais graves, como o envolvimento com drogas e a criminalidade. Por isso, diversos projetos se destinam a esse público embora não se concentrem exclusivamente nele. De olho na construção de um futuro melhor, são promovidas ações como o Programa Inclusão Aprendiz, o Educação na Medida (para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas), o Estação do Esporte (com alternativas saudáveis de esporte e lazer orientados), os cursos de informática e formação profissional (voltados para todos os públicos), dentre outros.

A saúde é outra preocupação do GEEC. Mais do que tratar doenças e sintomas, o foco é a promoção da saúde integral, através de prevenção de riscos, alimentação saudável, prática de atividades físicas, amparo emocional e desenvolvimento espiritual.

Atualmente, a sede do GEEC funciona na Av. 21 de Abril, 1590, bairro Santa Clara. A construção da sede própria, no entanto, já está sendo preparada e será a realização de um grande sonho, pois permitirá ampliar e melhorar ainda mais a oferta dos serviços à comunidade.

O GEEC também está crescendo e, além de Divinópolis, vem atuando também em Itapecerica, São Sebastião do Oeste, Nova Serrana, Formiga, Betim e São Gonçalo do Pará.