Biblioteca Cultural

 Avenida 21 de Abril, 122

Centro - Divinópolis/MG

CEP: 35500-010

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(37) 3222-3163

WhatsApp: (37)98851-0879

A antiga Midiateca Cultural do GEEC passará a ser chamada Biblioteca Cultural José Carlos Pereira fazendo homenagem póstuma a este ilustre cidadão.
Pautado nos princípios e valores deixados por José Carlos Pereira, a Biblioteca Cultural tem por objetivo facilitar o acesso e fomentar a leitura e o estudo de livros e periódicos, sejam filosóficos, científicos ou religiosos, humanistas, espiritualistas, de âmbito local, regional, nacional ou internacional, que promovam a Educação, Ética, Cidadania e demais valores universais.
O foco principal deste espaço é  a literatura humanista e espiritualista buscando a formação do ser enquanto essência. Para tanto  conta com aproximadamente 2.500 exemplares para consulta e empréstimo para toda comunidade de Divinópolis e região.

Apoio

Incentivo

O GEEC - Grupo Educação, Ética e Cidadania, por meio do conselho diretor, reunido dia 07/08/04, em sua sede, aprova o seguinte regimento para a sua Biblioteca Cultural José Carlos Pereira, revogando o regimento anterior e passando este a vigorar a partir de sua aprovação

1 - DO OBJETIVO E COMPETÊNCIA:

Art. 1 – O objetivo da Biblioteca Cultural José Carlos Pereira é manter e organizar o acervo de mídias do GEEC, facilitando o acesso e fomento do seu conhecimento e o estudo, promovendo a convivência, o debate, a interação e a comunicação da cultura espiritualista e humanista conforme objetivos estatutários.

2 - NORMAS DE FUNCIONAMENTO:

A) DA INSCRIÇÃO:

Art. 2 - As pessoas serão inscritas como associado Biblioteca Cultural José Carlos Pereira mediante: 1)apresentação de um comprovante de endereço, 2)comprovante de Identidade, 3)CPF, 4)pagamento da anuidade e o 5)preenchimento da ficha cadastral.

B) DO EMPRÉSTIMO:

Art. 3 - A Biblioteca Cultural José Carlos Pereira, conforme seus objetivos, incentivará a leitura e o estudo em sua sede, porém, permitirá o empréstimo com as seguintes condições: 1)estar inscrito; 2)apresentar carteira de associado; 3)estar em dia com a devolução; 4)ter assinado a ficha de empréstimo e 5)Aceitar as normas deste regimento;

Art. 4 - A taxa e o prazo do empréstimo domiciliar é definida pelo conselho diretor do GEEC e é relativa ao tipo de mídia.

Art. 5 - Os empréstimos poderão ser renovados, caso não haja reserva;

Art. 6 - Não serão emprestadas obras de referência, o primeiro volume de cada livro, acervo da hemeroteca e outras mídias que a coordenação da Biblioteca Cultural José Carlos Pereira determinar.

C) RESPONSABILIDADE DO ASSOCIADO

Art. 7 - O associado se responsabilizará pelas mídias que retirar da Biblioteca Cultural, não podendo transferi-las para outrem.

Parágrafo Único - No caso de perda, extravio ou dano, o usuário responderá pelo extravio, promovendo a substituição por outro exemplar idêntico ou a substituição por outro de valor equivalente e/ ou similar.

Art. 8 - No caso atraso da devolução do empréstimo domiciliar implicará numa por cada dia de atraso.

3 - DO ACERVO

Art. 9- O acervo da Biblioteca Cultural José Carlos Pereira será selecionado com a aprovação do coordenador da Biblioteca Cultural e constará de livros, periódicos, cds, vcds, cd-roms, fitas de áudio e vídeo e qualquer outro tipo de mídia cujos conteúdos atendam seus objetivos.

4 - DA COORDENAÇÃO

Art. 10- Ao coordenador compete: planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os recursos e as atividades da Biblioteca Cultural José Carlos Pereira; cumprir e fazer cumprir as diretrizes e normas; coordenar o processo de seleção bibliográfica e de multimeios para o acervo; coordenar o treinamento em serviço dos voluntários da Biblioteca Cultural; garantir o levantamento de dados para fins estatísticos; elaborar relatórios semestrais e anuais das atividades.

5 - RECINTO

Art. 11- É proibido: fumar no recinto; adentrar na Biblioteca Cultural José Carlos Pereira alcoolizado; acessar ou permanecer em qualquer recinto da Biblioteca Cultural sem camisa ou em trajes de banho, sendo permitido, no máximo, o uso de bermuda e camiseta.

6 - QUANTO À DOAÇÃO:

Art. 12. Biblioteca Cultural José Carlos Pereira aceitará qualquer doação de livros que não ofenda as disposições regimentais e estatutárias. As doações devem ser avaliadas e recebidas pelo coordenador da Biblioteca Cultural.