IEEP - Instituto Ensino, Extensão e Pesquisa

O Instituto Ensino, Extensão  e Pesquisa - IEEP - é o centro que se dedica ao estudo e pesquisa de temas relacionados à doutrina espírita, às ciências, ética e cultura. O objetivo é incentivar a pesquisa, a produção e disseminação de conhecimentos e a ampla reflexão sobre assuntos referentes à espiritualidade.

Através de parcerias e do intercâmbio de ideias com entidades diversas, o IEEP tem por finalidade estimular a reflexão crítica sobre a realidade atual – política, social, relacional, ética etc – e o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal, intelectual e profissional.

Para concretizar seus objetivos, o Instituto promove intercâmbios com outras entidades e instituições de ensino e pesquisa e insere nas discussões com alunos temas diversos como cidadania, democracia, ética, pluralismo etc. Os conhecimentos desenvolvidos no IEEP são disseminados no cotidiano prático da instituição e em suas divulgações em mídia eletrônica e impressa.

O GEDE é um grupo de no máximo 12 pessoas que se reunem semanalmente com os seguintes objetivos:

  1. - Contextualizar a Doutrina Espírita para uma melhor compreensão dos seus Princípios e Fundamentos buscando evidenciar o seu papel no contexto atual.
  2. - Desenvolver a massa crítica (quantidade mínima de mentalidade em relação a um determinado assunto, necessária para sustentar uma atitude, uma ação, um comportamento)
  3. - Conscientização da importância de atualizar o conhecimento Espírita para melhor promover os objetivos da Doutrina dos Espíritos nas necessidades da contemporaneidade.
  4. -A proposta do GEDE é a formação do indivíduo no seu espaço existencial, apresentando condições de possibilitar a sua sensibilização para uma visão atualizada de alguns conceitos.
  5. - Busca evidenciar a necessidade do desenvolvimento da crítica e autocrítica do ser humano, como processo de liberdade de expressar a sua auto-identidade.
  6.  -Visa formar e educar o agente espiritista para exercer livremente e com dignidade o seu currículo de vida, tendo os seus próprios pensamentos, sua opinião, sua convicção, trabalhando permanentemente o conhecimento e o autoconhecimento.
  7. -Busca promover a reflexão sobre a importância da interação entre o conhecimento da Doutrina dos Espíritos e a sua prática no processo evolutivo individual e social do homem possibilitando o despertar da sua consciência de que é parte integrante de um conjunto, implicando vínculos de ação e compromisso.
  8. - O seu conteúdo propõe fazer testemunho da Vida, do Creador, exemplificar o Evangelho de Cristo, contextualizar kardec, estudar, pesquisar e se aprofundar nos processo de comunicação entre as duas realidades material e espiritual.

Interessados contatar:

MARIA JOSE GONTIJO

watzap 55 37 9138-0390

facebook: https://www.facebook.com/mariajose.gontijo.10

email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

INÍCIO 07-02-2017

18 HORAS ÀS 20 HORAS

LOCAL: GEEC 

RUA 21 DE ABRIL 1590 - STA CLARA

NewImage0001O GEEC tem compromisso com a disseminação do conhecimento e com a abertura de espaços democráticos de manifestação de opinião. Por isso, abrimos espaço para nossos parceiros publicarem suas produções científicas e literárias.

Nossos parceiros, Nei Alberto PiesGilmar Alves Barbosa acabam de publicar novos artigos em nosso site. 

Seja um articulista do GEEC também. Clique Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.e envie seus textos para avaliação.

 

 

 

 As opiniões expressas nos textos de nossos parceiros não representam, necessariamente, a opinião do GEEC.

Sobre o "dia dos finados", gostaríamos de refletir sobre o nome inadequado de "finados", como se tivéssemos tido um fim com a morte física.

Não há fim na vida, apenas continuidade.

Somos sim, iniciados a uma nova vida, a vida imortal.

Melhor seria "dia dos iniciados", porque somos iniciados, agora, à verdadeira vida. A vida imortal, a essência de todas as coisas.

 Abandonamos toda a transitoriedade, todas as aparências, toda animalidade e materialidade.

Porém sentimos com maior intensidade, amamos com maior plenitude. Amamos e ansiamos. Arrependemos-nos, agradecemos e pedimos.

Nesse mundo, aonde as aparências não mais nos enganam, requisitamos aos irmãos que se chamam de vivos, mas que o mestre Nazareno chamava de "mortos", os verdadeiros mortos, porque nós aqui estamos mais vivos do que nunca:

 - Que não vos preocupeis com coisas materiais, com rosas ou velas, com sacrifícios ou quirelas, Mas que, lembrem-se de nós, nos nossos melhores momentos juntos.

- Lembrem-se de nós com gratidão, com amor e talvez, até compaixão. 

- Lembrem-se do carinho que nos unia.

- Da confiança que nos nutria, da afeição e da afetividade que nos embalava. Estes são os verdadeiros laços indestrutíveis que nada no Universo é capaz de separar.

Nesses sentimentos de gratidão, amor e devoção, mesclado com um pouco de saudade, é verdade, mas também com esperança de um futuro reencontro - porque todos, um dia, serão "iniciados" ou, com vocês dizem "finados" -  haveremos de nos encontrar e então, iremos nos abraçar, e de uma forma muito mais profunda e verdadeira, porque nossos braços serão sentimentos e a nossa afeição o verdadeiro amor.

Lembrem-se de nós com carinho e nós sentiremos daqui e retribuiremos com o mesmo sentimento.  

Autor espiritual desconhecido – mensagem psicofônica recebida no grupo de estudo de ética no dia 23/10/2014

O Grupo de Estudo de Ética (GEET) é o embrião do GEEC. Foi a partir das reuniões desse grupo que surgiram as primeiras ideias de criar a entidade. Trata-se de um grupo de amigos que se reuniam – e continuam se reunindo – regularmente para discutir temas e fatos do cotidiano à luz de reflexões focadas em ética e cidadania.

A partir dessas discussões são desenvolvidos materiais de divulgação, que resultam na produção de livros e outras publicações disponibilizadas ao público e na elaboração de projetos de ação social.

Página 1 de 4