Programa Inclusão Aprendiz

O Programa Inclusão Aprendiz do GEEC visa oferecer oportunidade de trabalho e renda para jovens e adolescentes das camadas menos favorecidas da sociedade, afastando-os de situações de risco social como o contato com uso de drogas e álcool, violência e criminalidade. O projeto também se estende a portadores de necessidades especiais, de todas as idades. Esse trabalho é feito através da oferta de conhecimentos técnicos e teóricos aliados à vivência prática no mercado de trabalho. O programa está em atividade desde 2010 e oferece cursos de qualificação profissional a jovens com idade dentre 14 e 24 anos, tudo regido pela Lei de Aprendizagem (nº.10.097 de 2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598 de 2005), que determina a obrigatoriedade de empresas de médio e grande porte de ter em seus quadros funcionais aprendizes jovens de 14 a 24 anos, em contrato especial de trabalho remunerado aliado à continuidade dos estudos.

WhatsApp Image 2016 08 16 at 13.30.01O Programa Inclusão Aprendiz do GEEC visa oferecer oportunidade de trabalho e renda para jovens e adolescentes das camadas menos favorecidas da sociedade, afastando-os de situações de risco social como o contato com uso de drogas e álcool, violência e criminalidade. O projeto também se estende a portadores de necessidades especiais, de todas as idades. Esse trabalho é feito através da oferta de conhecimentos técnicos e teóricos aliados à vivência prática no mercado de trabalho.

O programa está em atividade desde 2010 e oferece mais de 20 cursos de qualificação profissional a jovens com idade dentre 14 e 24 anos, tudo regido pela Lei de Aprendizagem (nº.10.097 de 2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598 de 2005), que determina a obrigatoriedade de empresas de médio e grande porte de ter em seus quadros funcionais aprendizes jovens de 14 a 24 anos, em contrato especial de trabalho remunerado aliado à continuidade dos estudos.

Benefícios do Programa

Para as empresas:

  • Adequação legal
  • Acompanhamento e orientação dos jovens, realizados pelo GEEC
  • Mão de obra qualificada, com técnicas atualizadas
  • Possibilidade de adequar a mão de obra dos jovens às necessidades específicas da empresa
  • Melhoria da imagem da organização diante de seus públicos

Para os Jovens:

  • Jornada de trabalho reduzida, compatível com a continuidade dos estudos
  • Remuneração
  • Vale transporte
  • Recolhimento de FGTS
  • Cursos gerais (de formação humanista) e específicos relacionados à área de atuação na empresa
  • Experiência de mercado comprovada em Carteira de Trabalho

Resultados do Programa

  • Mais de 1.200 aprendizes capacitados e encaminhados para o mercado de trabalho
  • Novas parcerias em andamento na cidade e região
  • Profissionais mais capacitados em atuação
  • Redução dos índices de desemprego nessa faixa etária
  • Oportunidades de afastamento de jovens dos fatores de risco social (álcool, drogas, violência, criminalidade etc)

WhatsApp Image 2016 10 03 at 08.17.01Parceria é palavra chave no GEEC em todos os seus projetos. No Programa Jovem Aprendiz, os parceiros são essenciais, pois, sem eles não seria possível a manutenção e ampliação das ações. Entre nossos muitos parceiros, destacam-se nomes como ABC; TV Integração; Nascentes das Gerais; Crediverde; Banco Mercantil do Brasil; Etiquetadora Amaral; Faculdade Pitágoras; Farmax; UEMG; TV Alterosa.

Para se inscrever, é necessário trazer cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (página da foto, frente e verso), certidão de nascimento, comprovante de renda do responsável, comprovante de endereço, Declaração Escolar (original) e 1 foto 3 x 4.

Após esta inscrição o candidato poderá ser encaminhado para processos seletivos de acordo com a demanda de vagas nas empresas.

Mais informações (37) 3222 7644.

VI SÁBADO EDUCATIVO - 1ª OLIMPÍADA INCLUSÃO JOVEM APRENDIZ GEEC 2013

No dia 23 de novembro deste ano de 2013 o GEEC (Grupo Educação Ética e Cidadania) realizou seu VI Encontro do Sábado Educativo o qual contou com a ilustre parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude – SEMEJ e teve duração de 04h30min no CSU (Centro Social Urbano) no bairro Interlagos Divinópolis/MG. Este encontro foi extremamente interativo sem falar das mais variadas atividades esportivas desenvolvidas pelos jovens aprendizes os quais participavam da primeira olimpíada do GEEC/Jovem Aprendiz.

Confira toda matéria no menu ( IDHAS - JOVEM APRENDIZ - GALERIA DE FOTOS)

 


Toda a equipe do GEEC, em especial os Coordenadores do Programa Inclusão Jovem Aprendiz, está contente com o desempenho do Adolescente Aprendiz Fábio Eustáquio dos  Reis de 15 anos. Ele foi convidado a participar da Turma 2105 Master Mind Tenn (Treinamento para Desenvolvimento de Lideranças Jovens), 1ª turma de Divinópolis/MG e foi o destaque da turma.  Segundo Richard Tavares, psicólogo do Programa Jovem Aprendiz/GEEC, o adolescente é dedicado, esforçado e inteligente, contudo, mostrava-se introvertido e que depois do treinamento Fabio despertou seu potencial de liderança. Segundo o Fábio, ele aprendeu a como praticar atos cotidianos como coragem, comunicação, memorização. “Acredito que eu tendo as ferramentas indicadas no curso, praticando-as e aprimorando-as, eu conseguirei atingir minhas metas no futuro enquanto pessoa e profissional”, conclui.

Redação: Anderson Alves

Foto: Rotary Club Divinópolis Leste

 

No dia 15 de junho deste ano de 2013 o GEEC  realizou o I° Sábado Educativo que é um encontro que conta com seu grande objetivo de ser realizado uma vez ao mês onde serão abordados vários temas interessantes para a vida pessoal e profissional do Jovem Aprendiz.

O primeiro encontro foi realizado na Casa do Rotariano, Av. Antônio Olímpio de Morais n° 1970 Bairro Santa Clara que iniciou as atividades às  08h com acolhida e o credenciamento dos jovens. Neste primeiro encontro foi abordado o tema: MERCADO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE CONSUMO.

 

Mais Artigos...

Página 1 de 2