IDHAS - Instituto de Desenvolvimento Humano e de Assistência Social

O IDHAS - Instituto de Desenvolvimento Humano e de Assistência Social - é o responsável pelos projetos sociais do GEEC, com foco no pleno desenvolvimento humano e na promoção da cidadania e da dignidade humana, através da educação, inclusão e geração de renda. Entre os objetivos do IDHAS, destacam-se a promoção da inclusão social e digital, especialmente de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Para isso, o Instituto desenvolve diversos projetos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho e a inclusão digital. Um dos programas mais conhecidos e com maior repercussão e resultados mais visíveis é o Inclusão Aprendiz.

O programa tem como objetivo estimular a geração de emprego e renda de jovens entre 14 e 24 anos, por intermédio da Lei da Aprendizagem, aliando conhecimentos teóricos a vivências práticas no mercado. Esse programa se efetiva em parcerias com empresas e proporciona amplas possibilidades aos jovens atendidos. 

Outro programa relevante do IDHAS é o Contrata Mais, em que o GEEC funciona como “ponte” entre empresas em busca de mão de obra qualificada e pessoas que procuram o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. O instituto desenvolve, ainda, ações e projetos voltados para a proteção da família da maternidade, da infância, da velhice e do deficiente físico e mental, com programas de conscientização e campanhas diversas.

Conselho1O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente promoveu, no dia 29 de março de 2017, uma capacitação para os Conseheiros da Sociedade Civil. O GEEC, representado pelo psicólogo Leonardo Gomes, marcou presença no evento.

A proposta da capacitação é preparar a assembleia para a eletiva de novos membros.

Antidrogas1O GEEC, representado pela Assitente Social Amanda Soares, participou de reunião na Secretaria de Políticas Sobre Drogas, realizada no dia 30 de março de 2017. O encontro contou com a presença da Secretária Estadual de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães.

As discussões foram sobre o uso abusivo de drogas no município e o trabalho das entidades de acolhimento, com ênfase nas ações de prevenção.

Todos foram convidados pela Secretária Estadual a participar do 1o Simpósio de Políticas Sobre Drogas / Capacitação para os COMADs. O evento será realizado no dia 10 de abril, em Belo Horizonte.

Foi mencionado, ainda, o Projeto do Estado de Rede Complementar, que atua em 3 eixos:  prevenção; acolhimento e reinserção social.

senha1O Programa Inclusão Aprendiz do GEEC inicia, no dia 04 de abril, a distribuição de senhas para jovens com idade de 14 a 16 anos, que desejam integrar o Programa.

"Os jovens com essa idade nos procuram muito mas, infelizmente, as empresas preferem empregar jovens mais velhos. Por isso, não realizamos inscrições para essa faixa etária durante o ano todo, para evitar sobrecarga em nossos sistemas de cadastro. Uma vez por ano, portanto, abrimos um número limitado de inscrições e nos empenhamos em encontrar vagas compatíveis para esses jovens", explica o Diretor do IDHAS - Instituto de Desenvolvimento Humano e Assistência - Richard Tavares.

Para este ano, serão abertas inscrições para 500 candidatos. Os interessados devem retirar sua senha a partir das 8h do dia 04 de abril, na recepção do GEEC. A senha pode ser retirada pelo próprio jovem ou por um responsável. No momento da retirada, o jovem ou responsável será instruído sobre a data e o horário em que deverá comparecer ao GEEC novamente, com a documentação necessária para efetivar a inscrição.

CAPS AD1Equipe técnica do GEEC participa de reunião com membros do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-AD - e da Secretaria Municipal de Política Antidrogas.

O encontro aconteceu no dia 29 de março e foram discutidas propostas para a construção de parcerias para a reinserção de usuários e familiares do CAPS-AD.

 

LabSSO01São Sebastião do Oeste é o novo posto avançado de atividades do GEEC. O Programa Inclusão Aprendiz já está em andamento, com uma turma de 18 jovens atuando em duas empresas parceiras e recebendo aulas de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal.

"A partir de agora, teremos também aulas de informática em nosso novo laboratório. Serão oferecidos três modaliddes de cursos para atender crianças, jovens e adultos, com informática básica", explica o Diretor do IDHAS - Instituto de Desenvolvimento Humano e de Assistência Social, Richard Tavares.

O curso Inclusão Kids é voltado para crianças de 07 a 12 anos e tem foco no uso consciente da tecnologia. O Inclusão Teens é para o público jovem e visa a preparação para a atuação no mercado de trabalho. Já o 40Mais visa desenvolver habilidades para o uso pessoal e profissional da tecnologia ao público adulto.

Serão oferecidas aulas em horários variados, nos três turnos de segunda a sábado. Para mais informações, ligue (37) 3222 7644 ou venha conhecer nossas instalações à Rua Bonfim, 515 - Centro - São Sebastião do Oeste.