IAFLA - Instituto de Atividade Física e Lazer

O Instituto de Atividade Física e Lazer (IAFLA) é o “braço esportivo” do GEEC, responsável por promover ações e desenvolver projetos focados na prática orientada de esportes. Essas atividades se destinam a crianças, adolescentes e jovens das camadas menos favorecidas da população, que se expõem cotidianamente a riscos sociais como o uso de álcool e drogas, a violência e a criminalidade. O GEEC acredita na força do esporte como vetor de transformação social e de proteção desses jovens diante de sua realidade tão sofrida.

Realizado em parceria com diversas entidades públicas e privadas, o IAFLA desenvolve o projeto Estação do Esporte, que oferece a prática de diversas modalidades esportivas em algumas áreas de Divinópolis e região.

Chamamos de prática orientada porque, além do esporte em si (treinamentos, jogos, competições etc) e do referencial teórico referente a cada modalidade, essa é uma oportunidade de envolver crianças, adolescentes e jovens em atividades em que são trabalhadas orientações sobre ética, cidadania, respeito ao próximo e muito mais.

PreJEMG1Escolas de Divinópolis realizam entre si a seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG. A etapa municipal acontece entre os dias 20 e 24 de março e reúne as escolas que tiveram o melhor resultado nos Jogos Escolares de Divinópolis - JED - em 2015, já que os jogos não foram realizados em 2016.

Atletas de vôlei, futsal e handebol do Estação do Esporte fazem parte das equipes masculinas e femininas que disputam as vagas para participar dos Jogos que reunem atletas-estudantes de todo o Estado.

"Nossos atletas estão dando show nos jogos. Estão todos muito bem preparados", comemora Erom Ferreira, treinador das equipes de handebol e vôlei do Estação do Esporte.

"O bom desempenho de nossos atletas em suas equipes mostra a importância deste tipo de trabalho junto às crianças e adolescentes. E o Estação do Esporte não é voltado apenas para a prática esportiva, mas também para o exercício da cidadania em todas as áreas da vida desses jovens", explica o Presidente do GEEC, Jomar Teodoro Gontijo.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais envolvem mais de 160 mil alunos, 8 mil professores, 16 mil profissionais e cerca de 500 mil espectadores. É um dos maiores eventos esportivos do Estado e o maior envolvendo atletas-estudantes dos mais de 800 municípios  mineiros. As disputas acontecem em 4 etapas: municipal, micro-regional, regional e estadual.

Campeonato PoliNiteri

O GEEC, em parceria com A VLI, tem planos para ampliar o Projeto Estação do Esporte. Atualmente, são atendidas cerca de 250 crianças e adolescentes em 3 polos esportivos - CSU Interlagos, Ermida e Poliesportivo Niterói - e com 3  modalidades - vôlei, futsal e handebol. Com a ampliação, o número de atendidos sobe para 420.

"Nosso objetivo com o Estação do Esporte é levar esporte e lazer para crianças e adolescente que correm muitos riscos sociais, como a exposição à violência e à criminalidade e o uso de drogas e álcool. Com o projeto, trabalhamos, não apenas o esporte e suas técnicas e práticas, mas também criamos oportunidades para discutir sobre a necessidade de seguir regras, para reconhecer talentos e melhorar a autoestima e, ainda, para conversar a respeito de ética, cidadania, respeito e muito mais", explica o Presidente do GEEC, Jomar Teodoro Gontijo.

volei1volei2GEEC participa da Copa Voleimania, realizada em Bom Despacho, nos dias 29 e 30 de outubro. O evento foi idealizado pela Federação Mineira de Voleibol e envolveu 12 equipes masculinas e femininas sub-dezoito da região Centro Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

As equipes do GEEC fizeram bons jogos e ficaram em 3o lugar no ranking da competição. 

Quero Viver1O GEEC doou ao Projeto Quero Viver bolas, troféus e medalhas, para a premiação dos participantes de um evento esportivo, realizado no dia 30 de outubro. "Fomentar a prática esportiva é compromisso nosso e nós acreditamos que eventos assim sejam ótimas oportunidades de apoio ao processo de recuperação desses jovens. O esporte gera saúde e promove integração, incentivando o apoio mútuo e a solidariedade", explica Jomar Teodoro Gontijo, presidente do GEEC.

O Projeto Quero Viver atende jovens e adultos oferecendo tratamento de desintoxicação para dependentes químicos. São duas casas, sendo que uma atende homens e outra trabalha com mulheres.

WhatsApp Image 2016 10 25 at 21.10.14Os alunos do Projeto Estação do Esporte receberam novos coletes e materiais esportivos, adquiridos pelo GEEC com verba liberada através de convênio com a Secretaria do Estado de Esportes de Minas Gerais. Além de 260 coletes, foram adquiridas novas bolas para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete.

Os materiais serão usados nos quatro polos do Projeto, que atendem crianças e adolescentes em situação de risco social em pontos considerados problemáticos no que se refere à alta incidência de criminalidade, violência e abusos de ácool e drogas.

 

 

Página 1 de 2