ADS - Agência de Desenvolvimento Sustentável

Sabendo das carências e necessidades da cidade, o GEEC decidiu recriar a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADD) de Divinópolis. Essa Agência se encontrava desativada desde 1996 e ressurge, agora, com a missão de retomar o plano estratégico de desenvolvimento econômico da cidade.

A Agência trabalha com uma “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de Divinópolis”, em que se destacam temas para amplo debate com a comunidade e tomada das primeiras decisões relevantes. Essa Agenda contempla, além de Divinópolis, os municípios de Carmo do Cajuru, Igaratinga, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste, por configurarem o chamado Quadrilátero do Pará.

A Agência de Desenvolvimento de Divinópolis é constituída por cidadãos comprometidos com o amplo desenvolvimento sustentável da cidade e região, independente de vinculações político-partidárias, religiosas, institucionais e quaisquer outras. Assim como o GEEC, a ADD está aberta ao intercâmbio de ideias e ao livre trânsito do conhecimento.

Entre os objetivos da ADD, destacam-se a criação e execução de planos, programas, projetos e atividades focadas no desenvolvimento sustentável de Divinópolis e região. Para isso, a Agência lança mão de parcerias e convênios com agentes públicos e privados e de difusão, comercialização e distribuição gratuita de produtos e serviços que possam contribuir para o objetivo maior da Agência, que é promover o desenvolvimento da cidade e região. Entre as parcerias já firmadas estão CEFET, UEMG, Pitágoras e UFSJ.

Inicialmente foram criados os seguintes comitês técnicos consultivos: Economia e Agronegócio, Economia Acompanhamento e Análise de Conjuntura / Base de Dados, Economia e Ciências da Vida, Economia Criativa, Economia: Cultura, Desportos e Lazer, Economia e Marcos Regulatórios, Economia e Logística,  Economia Urbanização  e   Meio Ambiente. Esses comitês visam criar, desenvolver e efetivar projetos produtivos e de negócios; captar investimentos para o município e monitorar e avaliar qualitativamente.

elsonQuando o homem pisou na lua, pela primeira vez, no domingo de 20 de julho de 1969, boa parte dos lares brasileiros, que dispunham de televisor, ficou uma noite inteira acordada pela transmissão, ao vivo, que marcou a história de muita gente. A casa de meus pais, em Divinópolis, foi uma delas. Logo após, com os olhos cheios de areia, pela ausência do sono reparador, dirigi-me à antiga estação rodoviária para tomar o ônibus para Belo Horizonte, onde eu, recém-formado, despontava minhas primeiras atividades profissionais de engenharia, e, no caminho, encontrei-me com um velho amigo da família que me perguntou, rapidamente, se eu havia assistido ao espetáculo. Homem sério, bem quisto por todos da comunidade, era pessoa simples, sem muitos estudos, e antes que eu respondesse, foi logo dizendo, o homem pode até pousar na lua, mas entrar lá não entra não! Pela pressa que eu tinha, a conversa se encerrou logo, mas segui pensando que ali estava um exemplo do paradoxo entre a evolução tecnológica e a fragilidade da educação.

Reuniu-se dia 10/05 a equipe GEEC/ADS, Prefeitura de Cajurú e Empresário do ramo de Infraestrutura para prospecção de negócios e investimentos para as cidades do Vale do Pará.
Na foto da esquerda para direita – João Ferreira – Empresário, Edson Vilela – Prefeito de Carmo de Cajuru, Jussara Machado – Diretora da CCFB-MG, Celson Pereira– professor, José Elísio – Diretor ADS, Jomar Gontijo – Presidente GEEC

 

Reunião da ADS
Reunião da ADS

ADD1Em encontro realizado no dia 27 de março de 2017, o presidente do GEEC, Jomar Teodoro Gontijo apresentou e discutiu a Agenda de Desenvolvimento Sustentável com o Deputado Federal Domingos Sávio.

A Agenda é um documento elaborado por profissionais e estudiosos de diversos setores produtivos e acadêmicos e apresenta um panorama da realidade econômica e ambiental da cidade e região. A Agenda propõe também posADD2síveis soluções para os vários problemas identificados.

"O GEEC atua sempre em parcerias com a iniciativa privada e o poder público. Por isso, fazemos questão de apresentar e discutir a Agenda de Desenvolvimento com todos os potenciais parceiros que possam nos ajudar a viabilizar as soluções que precisamos para a cidade e a região. O deputado Domingos Sávio é um desses parceiros, com quem vamos contar para promover o amplo desenvolvimento que nossa região merece e precisa", explica Jomar Teodoro Gontijo, Presidente do GEEC.

     

 

   

 

       

WhatsApp Image 2017 03 30 at 10.57.42Em divulgação realizada no Jornal Agora, de Divinópolis, foi noticiado que o membro do GEEC, Ralfe Ferreira assume uma das diretorias do grupo americano que adquiriu cinco laboratórios brasileiros. Segundo a publicação, a fusão deverá ser anunciada oficialmente em junho.

Ralfe Ferreira é um dos especialistas responsáveis pela elaboração da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, documento que apresenta os principais problemas e propostas de soluções para Divinópolis e região no âmbito econômico e ambiental. A Agenda vem sendo discutida com órgãos públicos e entidades privadas da região.

Em reunião realizada no dia 02 de março, o presidente do GEEC, Jomar Teodoro Gontijo, juntamente com membros da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Divinópolis e Quadrilátero do Pará, apresentou e discutiu o documento com representantes do alto escalão da Prefeitura Municipal de Divinópolis.

A Agenda de Desenvolvimento é um documento elaborado por especialistas em diversas áreas que apresentam dum diagnóstico da realidade socioeconomica da cidade e região do entorno, bem como soluções para os diversos problemas e gargalhos identificados como elementos que entravam o desenvolvimento da região.

"A prefeitura e os demais órgãos públicos são parceiros importantes para que possamos desenvolver as ações necessárias para retomar o desenvolvimento de nossa cidade. Precisamos de ajuda para sanar os gargalos que impedem a cidade de crescer e desenvolver todo o seu potencial econômico, social e ambiental. Estamos com boas expectativas quanto ao retorno que teremos com este trabalho junto a figuras e órgãos públicos, empresas e entidades", comenta Jomar Teodoro Gontijo, Presidente do GEEC.

 

PrefeituraADD1   PrefeituraADD2   PrefeituraADD3  
Página 1 de 2